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Data de 1867 o contrato de construção da antiga Linha das Vagonetes, ou do comboio americano, porque de facto foi o sistema americano que aqui foi implementado para servir o grande complexo mineiro das Minas do Braçal. Passou a ligar as Minas do Braçal ao rio Vouga, seguindo o vale do rio Mau até à sua foz. Tratou-se de uma enorme melhoria no trabalho de exploração destas minas, as quais já tinham sido concessionadas três décadas antes, em 1836, tendo sido esta a primeira concessão do género em Portugal.

Linha Mineira do Braçal
Linha Mineira do Braçal
Linha Mineira do Braçal
Linha Mineira do Braçal
Linha Mineira do Braçal
Linha Mineira do Braçal

O chamado sistema americano, ou “tramway,” consistia em linhas férreas próprias para vagões de cargas industriais, as quais seriam movidas, neste caso, a tração animal.

 

Com cerca de 9 km, a Linha das Vagonetes permitia transportar o produto final da exploração mineira, os lingotes de chumbo, desde o estabelecimento do Braçal até ao ponto em que o rio Mau desagua no Vouga. Aí eram carregados em grandes embarcações que seguiam pelo rio, então navegável até Aveiro. No sentido inverso, as vagonetes subiam a elevação desde o rio até às minas, de início puxadas por cavalos, mais rápidos e depois por bois, mais vagarosos, mas mais resistentes.

 

A implementação da linha não foi obra fácil, já que obrigou à construção de pontões, através de um sistema de arranques ou encontros, ao longo do trajeto para amenizar as curvas do vale do rio Mau. Sem essas construções, dificilmente circulariam as pesadas vagonetes. No percurso pode ainda observar-se algumas ruínas desses pontões, verdadeiras obras de arquitetura.

Denominação Texto denominacao
Freguesia Sever do Vouga
Localização Sever do Vouga e Pessegueiro
Coordenadas GPS 40.7576253,-8.3180484
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